top of page
RNB News

Trump Propõe Novamente Anexar o Canadá Após Retaliações de Trudeau: Entenda os Detalhes

Em meio a crescentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá, o presidente norte-americano Donald Trump propõe novamente anexar o país vizinho como uma possível solução para os conflitos atuais.


EUA e Canadá
EUA e Canadá. Imagem feita por IA

A declaração ocorre após o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciar medidas retaliatórias em resposta às tarifas impostas por Trump.


Essa declaração veio dele na rede social Truth Social onde ele afirmou que Washington pagou bilhões de dólares para subsidiar o Canadá e que, por isso, o país deve se tornar o 51º estado americano.


“Não precisamos de nada que eles têm. Temos energia ilimitada, deveríamos fabricar nossos próprios carros e temos mais madeira do que podemos usar. Sem esse subsídio massivo, o Canadá deixa de existir como um país viável. Duro, mas verdade!”, disse ele.

Recentemente, Trump impôs tarifas de 25% sobre as importações do Canadá, México e China, justificando a medida como uma ação necessária para combater a imigração ilegal e o tráfico de drogas. Em resposta, Trudeau anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre produtos norte-americanos, afetando importações no valor de até US$ 155 bilhões. Trudeau classificou as tarifas dos EUA como divisivas e instou Trump a buscar uma parceria com o Canadá, em vez de puni-lo.


Em uma coletiva de imprensa, Trump foi questionado sobre a possibilidade de usar as forças armadas para anexar o Canadá. Ele respondeu que acredita em unir os dois países por meios pacíficos, destacando que todos se beneficiariam com isso. Trump afirmou:


"Não, força econômica. O Canadá e os Estados Unidos, isso realmente seria algo. Você se livra daquela linha artificialmente traçada e dá uma olhada no que isso parece... também seria muito melhor para a Segurança Nacional. Não se esqueça, nós basicamente protegemos o Canadá." Disse Trump.

O presidente norte-americano também criticou os gastos dos EUA com produtos canadenses e o apoio militar ao Canadá, sugerindo que imporia tarifas adicionais caso o país vizinho não colaborasse em questões de segurança e comércio. Trump reiterou seu interesse em transformar o Canadá em um estado dos EUA, afirmando que isso seria benéfico para a segurança econômica e nacional.


Em resposta, Trudeau rejeitou categoricamente a ideia de anexação, afirmando que "não há a menor chance de o Canadá se tornar parte dos Estados Unidos". Ele enfatizou que trabalhadores e comunidades de ambos os países se beneficiam da parceria comercial e de segurança existente.


As declarações de Trump e as medidas retaliatórias de Trudeau intensificam as tensões entre os dois países, que são parceiros comerciais de longa data. Analistas temem que essa escalada possa resultar em uma guerra comercial mais ampla, com impactos significativos para as economias de ambos os países e para o comércio global.

Commenti


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Instagram

© 2025 por RNB NEWS. 

bottom of page