Boletos Agora Podem ser Pagos via Pix a Partir de Segunda: Saiba Como Funciona
- Cauã Oliveira
- 2 de fev.
- 1 min de leitura
A partir desta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025, os boletos podem ser pagos via Pix, conforme resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro de 2024.

Essa medida visa modernizar o sistema de pagamentos, oferecendo mais agilidade e conveniência aos usuários.
Com a implementação, os boletos passarão a incluir um QR Code específico para o pagamento via Pix, além do tradicional código de barras. Para efetuar o pagamento, o usuário deverá apenas escanear o QR Code com a câmera do celular, permitindo que a transação seja concluída de forma instantânea, sem a necessidade de aguardar dias para a compensação, como ocorre atualmente com alguns boletos.
O Banco Central destaca que essa integração combina a ampla utilização e os aprimoramentos de segurança dos boletos com a rapidez e a aceitação do Pix.
Além disso, a instituição anunciou a criação do "boleto dinâmico", uma nova modalidade destinada ao pagamento de dívidas representadas por certos tipos de títulos, como duplicatas escriturais.
O boleto dinâmico permitirá alterar a instituição destinatária e o beneficiário, garantindo que os pagamentos sejam direcionados ao legítimo detentor dos direitos, aumentando a segurança nas transações.
Embora a resolução entre em vigor oficialmente em 3 de fevereiro, algumas instituições financeiras já oferecem, de forma experimental, a opção de pagamento de boletos via Pix utilizando QR Codes. O Banco Central informou que a regulamentação completa do novo modelo será aprofundada ao longo de 2025.
Essa iniciativa representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro brasileiro, proporcionando mais praticidade e segurança para consumidores e empresas em suas transações diárias.
Comments