Israel Ataca Gaza Horas Após Anúncio de Cessar-Fogo: 71 Mortos e Centenas de Feridos
- Cauã Oliveira
- 16 de jan.
- 1 min de leitura
Horas após o anúncio de um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, mediado por Catar, Egito e Estados Unidos, a região da Faixa de Gaza voltou a ser palco de intensos bombardeios israelenses.

De acordo com moradores locais e autoridades palestinas, os ataques resultaram em pelo menos 71 mortes e mais de 200 feridos, incluindo mulheres e crianças.
O acordo de cessar-fogo, previsto para entrar em vigor no próximo domingo, estabelece um período inicial de seis semanas de trégua, durante o qual ocorrerá a retirada gradual das forças israelenses de Gaza. Além disso, o pacto prevê a libertação de reféns mantidos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos detidos por Israel.
Contudo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Hamas de fazer exigências de última hora e retroceder nos compromissos assumidos, resultando em um impasse na implementação do acordo. Netanyahu afirmou que o gabinete israelense não se reunirá para aprovar o cessar-fogo até que os mediadores confirmem a aceitação de todos os termos por parte do Hamas.
Em resposta, o Hamas reafirmou seu compromisso com o acordo de cessar-fogo anunciado, negando as acusações de retrocesso. Enquanto isso, a população de Gaza enfrenta uma escalada na violência, com bombardeios que atingem áreas residenciais e resultam em um número crescente de vítimas civis.
A comunidade internacional, incluindo líderes do Catar e dos Estados Unidos, tem apelado pelo cumprimento imediato do cessar-fogo e pela entrega de ajuda humanitária à população de Gaza, que enfrenta uma grave crise humanitária após 15 meses de conflito que resultaram em mais de 46.000 mortes na região.
Comentarios